Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Rosalind Franklin

Nasceu em julho de 1920, na Inglaterra. Graduou-se na Universidade de Cambridge, onde estudou física e química. Foi em Cambridge, que Rosalind teve contato com William Lawrwnce Bragg, que usava difração por raios X, para revelar as estruturas de cristais, mas Rosalind optou por seguir sua carreira explorando essa técnica no estudo microscópico da matéria.

Seu ponto de virada, foi o encontro de Rosalind com a cientista francesa Adrienne Weill, discípula de Marie Curie.Foi Adrienne Weill quem, de certo modo, permitiu que Rosalind tivesse a oferta de seus sonhos; um posto no Laboratório Central de Serviços Químicos de Paris, para onde mudou-se em 1947.

Os anos de Paris consolidaram sua reputação internacional em cristalografia e de volta a Inglaterra, Rosalind assumiu um posto no King’s College de Londres em 1951, para analisar a estrutura do DNA, um novo campo de pesquisa para ela.

Rosalind sentiu muito a diferença, de sua vida de Paris, onde era admirada, para sua vida em Londres, pouca amigável para uma judia de classe média alta que apreciava a cultura francesa e no King’s College, sua reputação era pouco conhecida e seu trabalho pouco respeitado.

Em 1952, Rosalind Franklin obteve imagens do DNA de excelente qualidade, e em especial a de número 51.

Três anos depois, em agosto de 1956, um câncer de ovário foi diagnosticado em Rosalind, que manteve sua agenda lotada, alternando períodos no hospital com idas ao laboratório e viagens a trabalho. Foi uma época frutífera de pesquisas sobre vírus, mas a morte chegou para Rosalind Franklin em abril de 1958, quando tinha 37 anos.



Fim