Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Johann Gregor Mendel

Nasceu em Heinzendorf, na Silésia Austríaca, região hoje pertencente à República Tcheca em 1822.

Segui desde cedo a vida religiosa, ordenando-se frade em 1847 aos 25 anos de idade no monastério agostiniano de Brunn.Já havia nesta época realizado estudos de filosofia e ingressou na Universidade de Vienna em 1851.

Voltou a Brunn em 1854, dedicando-se até 1862 ao ensino de História Natural e Matemática.Foi nesta época que Mendel dedicou-se também as suas famosas experiências no cruzamento entre diversas variedades de ervilhas, realizadas na horta do monastério em que vivia. Foi a partir destas experiências que Mendel estabeleceu as leis que hoje levam seu nome. Do resultado de suas observações originou-se o trabalho que foi publicado em 1866, com o titulo de “Experimentos com plantas híbridas”, onde Mendel formulou três teorias básicas: aí estabelecendo o que hoje conhecemos como “leis de Mendel”.

O trabalho de Mendel só passou a obter grande reconhecimento no meio cientifico a partir do inicio do século XX, tendo ele sido percussor dos posteriores estudos de cientistas como Hugo de Vries, Karl Erich Correns e Erich Tschermak. Estes pesquisadores independentemente realizaram experiências baseadas na obra de Mendel, chamando atenção no mundo cientifico para as descobertas de seu precursor, atribuindo a ele a descoberta das Leis de Hereditariedade.

Sabe-se hoje que as teorias de Mendel são válidas parcialmente, no entanto será sempre atribuído a ele o primeiro grande salto para a história da ciência, quanto à formulação das teorias que regem a transmissão de caracteres hereditários.

Mendel faleceu aos 62 anos de idade em 1884.



Fim