Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Hugo de Souza Lopes

Nasceu a 5 de janeiro de 1909, no Rio de Janeiro. Formou-se em veterinária pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1933.

Ingressou em Manguinhos em 1931, como estagiário voluntário, sem remuneração, sendo contratado apenas em 1949. Em 1934, foi aprovado em concurso para professor catedrático da Escola Nacional de Veterinária, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Dedicou toda sua vida acadêmica ao estudo de uma única família de insetos: as moscas sarcophagídeas, cujas larvas parasitam animais. Descreveu inúmeros gêneros e espécies novas, publicando mais de 200 trabalhos. Hugo de Souza Lopes tornou-se o maior especialista mundial no tema.

Em 1964, foi perseguido e aposentado na UFRRJ. Na mesma ocasião, perdeu a chefia da seção de entomologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Porém, isso não foi obstáculo para que continuasse o seu trabalho como professor conferencista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, cargo que ocupou até 1970, quando foi cassado pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5), juntamente com outros nove pesquisadores do IOC. Conseguiu refugiar-se no Museu Nacional, onde continuou os estudos sobre moscas sarcophagídeas, dedicando-se também à botânica, área em que desenvolveu estudos sobre plantas do gênero Coleus (folhagens de jardim das mais variadas cores), que colecionou em Petrópolis (RJ).

Posteriormente, Hugo de Souza Lopes ingressou na Universidade Santa Úrsula, onde foi decano do Centro de Ciências Biológicas e professor titular. Desde 1980 passou também a ocupar o cargo de pesquisador do CNPq.

Em 1986, foi reintegrado ao quadro de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). De volta à instituição, foi para o Departamento de Biologia, onde prosseguiu seus estudos sobre moscas sarcophagídeas.

Hugo de Souza Lopes faleceu em 10 de maio de 1991, de pneumonia dupla.



Fim