Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Gonçalo Moniz

Grande expressão da medicina baiana, Gonçalo Moniz Sodré de Aragão, nascido em 1870, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1887. A relevância de seu trabalho, na construção da medicina baseada no conhecimento etiológico de suporte experimental começou a se desenhar já em 1891, logo após a conclusão de seu curso, quando publicou neste mesmo ano o trabalho intitulado “Etiologia e Pathogenia da suppuração”.

Como professor, ocupou a cadeira de Fisiologia, Anatomia, Fisiologia Patológica e Patologia Geral que assumiu de 1894 a 1895, através da apresentação da tese “Imunidade Mórbida”, passagem que o prepararia para construir uma carreira voltada para estudos no campo da microbiologia.

Em 1899, Gonçalo Moniz foi nomeado pelo Governo Estadual para montar e dirigir o Gabinete de Análises e Pesquisas Bacteriológicas, voltado para a verificação de óbitos e controle das doenças infecto- contagiosas de caráter epidêmico.

Essa atividade levaria a publicar vários estudos e observações sobre a peste bubônica, tais como, “Considerações sobre a peste bubônica” de 1899 e “Relatório sobre as pesquisas bacteriológicas em um caso suspeito de peste”,

Um trabalho realizado com Lydio de Mesquita de quem foi colaborador no Instituto Bacteriológico, Soroterápico e Vaccionogênico, depois de Instituto Oswaldo Cruz e mais tarde, em sua homenagem, Fundação Gonçalo Moniz.



Fim