Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Francisco Laranja

Nasceu a 28 de setembro de 1916, em São Borja, Rio Grande do Sul. Realizou seus primeiros estudos em São Borja e Uruguaiana, e o ginásio em Porto Alegre, cursando mais tarde a Faculdade Federal de Medicina de Porto Alegre. Em 1937, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de medicina, em 1940, pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Iniciou sua carreira profissional como taquígrafo e datilógrafo autônomo, realizando alguns trabalhos, entre eles apostilas sobre diversos cursos para um grupo de estudantes de direito de Porto Alegre. Em 1938, prestou concurso público para a vaga de auxiliar administrativo no recém-criado Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), passando a exercer a função de médico-auxiliar, em 1939, após ser aprovado em concurso interno.

Francisco Laranja trabalhou também com perícia médica, diagnosticando casos de incapacidade para o trabalho, sob a orientação do professor Magalhães Gomes. Em 1941, assumiu a função de cardiologista concursado, passando para o quadro de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), em 1944, quando então assumiu o cargo de pesquisador responsável pelo Setor de Pesquisa Cardiológica até 1953. Nesse mesmo ano, seu nome foi indicado para a direção do IOC. Foi empossado em janeiro de 1954, permanecendo no cargo até fevereiro do ano seguinte.

Em 1957, passou a dirigir o Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), buscando durante a sua administração viabilizar um plano de maior assistência médica à população do interior do país. Porém, em 1961, no início do governo Jânio Quadros, foi exonerado.

Assumiu a presidência da Nova Capital (NOVACAP), companhia construtora de Brasília, por indicação de João Goulart no início do seu mandato presidencial, sendo destituído do cargo pouco antes do golpe militar de 1964, quando então retornou ao IAPI como cardiologista.

Além de um compêndio de patologia cardiovascular, artigos de divulgação e atualização de temas sobre cardiologia, Francisco Laranja realizou trabalhos sobre clínica, epidemiologia, patologia, experimentação animal e terapêutica da doença de Chagas, pesquisa desenvolvida na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) até sua morte, em 1989.



Fim