Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Fernando Braga Ubatuba

Nasceu em 1 de novembro de 1917, em Pelotas, no Rio Grande do Sul e formou-se em Medicina pela Universidade do Brasil, em 1942. Tornando-se Doutor, mais tarde, em Bioquímica na Universidade Rural. 

Ingressou em Manguinhos, em 1942, como químico-analista. No Instituto Oswaldo Cruz, foi professor, pesquisador e chefe da Secção de Endocrinologia, cargo que ocupou até 1964. Ubatuba foi professor de várias faculdades e instituições federais e particulares.

Ubatuba montou laboratórios de padronização de hormônios no IOC e na Santa Casa, após viagem à Suíça e Inglaterra. Ele também foi assessor de planejamento do Laboratório Central de Controle de Produtos Veterinários da Secretaria de Defesa Sanitária de Agricultura.

Em 1968, foi preso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e levado para o paiol de pólvora do Exército em Paracambi. Com a prisão e a cassação em Manguinhos, o Departamento de Ciências Fisiológicas foi desestruturado.

Em 1971, foi para a Universidade Centro-Ocidental em Barquisimeto, Venezuela, onde montou um centro de pesquisas em ciências fisiológicas. 

Ubatuba ainda viveu na Grã-Bretanha e Escócia, onde também lecionou. Mais tarde, em 1974, foi contratado como pesquisador sênior da Wellcome Research Laboratories, onde participou dos estudos que acabaram dando o Nobel de Medicina a John Vane em 1982.

Em 1980 retornou ao Brasil para trabalhar na Universidade de Brasília (UnB) e colaborar na reformulação dos cursos e desenvolvimento de pesquisas na Faculdade de Ciências.

Morreu no Rio de Janeiro em 09 de março de 2003, deixando viúva Arlette Ubatuba com quem teve cinco filhos.



Fim



Fonte - Instituto Oswaldo Cruz.