Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Ezequiel Dias

Discípulo da escola de Oswaldo Cruz, nasceu em Macaé, estado do Rio de Janeiro, a 11 de maio de 1880. Primeiro se formou no curso de farmácia, como o pai desejara e depois, para cumprir sua vontade, fez o curso médico. 

Freqüentou como acadêmico o Instituto de Manguinhos. Foi sempre um companheiro do mestre Oswaldo Cruz, mesmo nas épocas de crise, como nos atritos com o Barão de Pedro Affonso, quando Oswaldo Cruz demitiu-se do Instituto Soroterápico Federal. Dedicou-se aos estudos da microbiologia e da medicina experimental. Em 1904 participou de comissão para os estudos do beriberi e, em 1905, seguiu para o Maranhão, como Diretor de Higiene e do Laboratório Bacteriológico, onde suas ações logo foram reconhecidas.

Em 1907 foi inaugurada a filial do Instituto Oswaldo Cruz em Belo Horizonte e Ezequiel Dias, concunhado de Oswaldo Cruz, foi convidado para médico diretor da filial, onde permaneceu até 1922. Durante o período em Minas, foi acompanhar, em Lassance, interior do estado, os trabalhos de Carlos Chagas, sobre os aspectos hematológicos da doença de Chagas.

Ezequiel Dias faleceu em outubro de 1922.



Fim



Fonte - Instituto Oswaldo Cruz.