Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Domingos Arthur Machado Filho

Nasceu a 28 de maio de 1914, no Rio de Janeiro. Formou-se em veterinária pela Escola Nacional de Veterinária, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1937, e em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hannemaniano, atual UniRio, em 1947. Graduou-se em história natural pela Universidade do Distrito Federal (UDF), em 1938.

Aluno de Lauro Travassos e de Hugo de Souza Lopes, ingressou no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), em agosto de 1935, como estagiário da Divisão de Zoologia Médica, sem remuneração. 

Cerca de 16 anos depois, ainda em Manguinhos, foi contratado como bolsista e, posteriormente, como pesquisador e professor. Foi também subchefe e chefe da seção de helmintologia, onde se dedicou principalmente ao estudo dos acantocéfalos. Mas essa pesquisa foi interrompida devido ao Ato Institucional nº 5 (AI-5), que cassou seus direitos políticos e o aposentou compulsoriamente, em 1970.

Professor de nível médio e secundário da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, lecionou também na Escola Nacional de Veterinária, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e no mestrado da UFRRJ. Livre docente pela Escola de Medicina e Cirurgia, foi também professor dessa faculdade. Porém, perdeu seu cargo logo que a instituição foi federalizada.

De 1968 a 1981, Domingos Machado foi professor de parasitologia da Faculdade de Medicina de Valença, e professor titular da Faculdade de Medicina de Nova Iguaçu, de 1981 a 1988.

Em 1986, foi reintegrado ao quadro de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), mas não voltou a trabalhar na instituição devido a problemas de saúde. 

Há algum tempo Domingos Machado vinha sofrendo de pneumonia, o que provocou a sua morte, por insuficiência respiratória, em agosto de 1990.



Fim