Você está em:

BIOGRAFIA

Voltar

Carlos Chagas Filho

Nasceu no Rio de Janeiro no dia 12 de setembro de 1910 e faleceu na mesma cidade em 16 de fevereiro de 2000, aos 90 anos de idade.

Filho do consagrado médico e cientista Carlos Justiniano Ribeiro Chagas e de Íris Lobo Chagas. Casou-se em 1935 com Anna Leopoldina de Melo Franco, tendo o casal quatro filhas: Maria da Glória, Silvia Amélia, Ana Margarida e Cristina Isabel.

Iniciou o curso secundário no Colégio Resende e diplomou-se pelos exames do Colégio Pedro II e aos 16 anos ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se graduou em 1931.

Em 1926, ingressou no Instituto Oswaldo Cruz para fazer o curso de aplicação sendo contratado como assistente de anatomia patológica em 1931.

Em 1937, passou de Manguinhos para a então Universidade do Brasil, tornando-se professor titular da cadeira de Biofísica da Faculdade Nacional de Medicina.

Publicou diversos trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras como: O Curare, A Tireóide, A Bioeletrogênese do Electrophorus electricus entre outros.

Em 1946, obteve o grau de Doutor em Ciências pela Universidade de Paris. Neste mesmo ano, fundou o Instituto de Biofísica da Universidade do Brasil (atual UFRJ), dedicando grande parte de sua competência científica, dirigindo-o até 1964, quando foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina.

Em 1966, tornou-se embaixador permanente do Brasil junto a UNESCO, transferindo-se para Paris, onde desempenhou durante anos papel de relevo para o Brasil.

Presidiu importantes instituições como: CNPq (Divisão de Pesquisas Biológicas), Academia Brasileira de Ciências, Academia Pontifícia de Ciências entre outras.

Nunca se afastou do Instituto Manguinhos, onde iniciou sua carreira científica, sendo membro de seu Conselho Técnico-Científico, presidente do Conselho da Casa de Oswaldo Cruz e do Centro de Estudos da Fundação Oswaldo Cruz.



Fim